Glória ao Samba canta Mangueira – A Semente do Samba e seus Frutos.

Dessa vez foi num sábado, 29 de junho de 2019. O teatro novamente o Rival. A platéia diferente, já que ali estava a pesquisa sobre os primórdios da verde e rosa e as histórias dos sambas do Morro da Mangueira.

Os quinze blocos do show do coletivo Glória ao Samba passearam pela memória musical da escola e dos compositores que fizeram o nome da agremiação.

A abertura retrocedeu no tempo, para recordar Mano Elói e o primeiro samba tocado no morro, “O Padre diz Miserê“, “Rosa Meu Bem“, de Antonico (aquele), o primeiro samba de Cartola, ” Chega de Deamanda“, e de Carlos Cachaça, ” Não me deixaste ir ao samba“.

Nos blocos subsequentes foram apresentadas composições inéditas, como a primeira parceria de Cartola com Carlos Cachaça, “Pudesse meu ideal“, uma parceria da dupla e Nuno Veloso, “Levanta, Gigante“, e, de Cartola e Brogogério, “Perdão, sr. Presidente

O tempero do show certamente foi a apresentação das pastoras, mostrando seu requebrado.

As histórias, saborosas, faziam a ligação entre as músicas, No palco, os muitos músicos do coletivo e seus convidados mangueirenses. O compositor Hélio Turco, as pastoras Guesinha, Zenith e Soninha da Pedra representavam a verde e rosa. Também teve a participação de Francineth, parceira do Glória ao Samba em outros espetáculos.

O trabalho do Glória ao Samba é de excelência musical. A pesquisa cuidadosa e apaixonada. Mas há mais.

A sensação que tive nos dois espetáculos registrados aqui no site carnavalerio.com (a homenagem à Portela e, agora, à Mangueira), é a capacidade de, não apenas surpreender as novas gerações que são apresentadas a uma produção musical inspirada e ainda atual, mas trazer de volta o brilho no olhar de gente que, pelos caminhos dos roteiros dos shows, tem a chance de reviver versos e melodias que, sem o grupo, estariam perdidas no fundo da memória.

Elas são resgatadas por quem tem o privilégio de assistir aos espetáculos. Não tem preço ser testemunha e interagir nesses momentos, misturada a platéia. Coisa que os músicos do Glória ao Samba podem até perceber. Do palco…

Clique AQUI ou na foto para acessar o álbum Glória ao Samba e a Mangueira do Flickr.

Gloria ao 190629 001 Gloria ao Samba geral bandeira da Mangueira

Ensaio fotográfico e registros no canal del Cueto, no youtube de (C)2019 Valéria del Cueto, all rights reserved
@no_rumo do Sem Fim… delcueto.wordpress.com
@delcueto para CarnevaleRio.com

Curta nossa página no Facebook e faça sua inscrição no Canal del Cueto no Youtube, desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.

Aqui tem mais pra você:

“No rumo do Sem Fim” você encontra o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!

Sabe o que é #photodesign? Ideias  disponíveis nas plataformas:

Colab55
Redbubble

Já se inscreveu no canal delcueto no youtube? Corra!

Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *