Glória ao Samba e a Portela

By on 22/04/2019



Era noite de Sexta-feira da Paixão, 19 de abril de 2019, meio do feriadão da Páscoa. No Teatro Rival, o couro cantava, as cordas vibravam e vozes com timbres graves, soavam. Com o maior respeito. Estavam reunidos ali admiradores das raízes do samba de vários estados brasileiros.

No palco o coletivo Glória ao Samba, de São Paulo, apresentava um repertório dedicado à Portela. Um primoroso trabalho de pesquisa sobre os primeiros e mais representativos sambas compostos por portelenses históricos. O grupo revirou o baú das criações do rico e vasto acervo musical da comunidade de Oswaldo Cruz.

Monarco, convidado especial, contou histórias, cantou e avalizou a seriedade do trabalho de Tuco Pellegrino (que tocou com o violão de Antônio Caetano, um dos fundadores da azul e branca), Paulo Mathias e os demais 17 componentes do Glória ao Samba, a maioria de Osasco. A cantora Francineth também fez uma participação.

Na platéia, além dos visitantes de várias partes do país já mencionados, portelenses ouviram as palavras do presidente da escola, Luis Carlos Magalhães, sobre a relevância do trabalho. A presença de vários pesquisadores musicais, citados nos agradecimentos do Glória ao Samba, corroborava a profundidade do “mergulho” nas raízes do samba.

Tanto a formação instrumental quanto os arranjos musicais do grupo são fiéis ao estilo musical das décadas pesquisadas, assim como o tom mais grave dos cantores. Mais uma iniciativa de resgaste da memória do samba essencial que merece registro.

Este é o segundo espetáculo do grupo com um repertório de pérolas pesquisadas nos primórdios das escolas de samba cariocas. O primeiro foi sobre o Império Serrano.

Aguardamos a próxima homenagem às escolas de samba do Glória ao Samba.

Clique AQUI ou na foto para acessar o álbum Glória ao Samba e a Portela do Flickr.

Gloria ao 190419 009 Glória ao Samba

Ensaio fotográfico e registros no canal del Cueto, no youtube de (C)2019 Valéria del Cueto, all rights reserved
@no_rumo do Sem Fim… delcueto.wordpress.com
@delcueto para CarnevaleRio.com

Curta nossa página no Facebook e faça sua inscrição no Canal del Cueto no Youtube, desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.

Aqui tem mais pra você:

“No rumo do Sem Fim” você encontra o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!

Sabe o que é #photodesign? Ideias  disponíveis nas plataformas:

Colab55
Redbubble

Já se inscreveu no canal delcueto no youtube? Corra!

Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio

Posted in: Foto, Video

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CarnevaleRio de Valéria del Cueto @delcueto