O SHOW VAI CONTINUAR…


ILUSTRADO DOMINGO    JULHO 2009

O Mistério da Vida“, enredo da União da Ilha do Governador,  abre a segunda-feira na passarela do samba carioca. A expedição científica de Darwin a bordo do  navio britânico Beagle  conduz a narrativa  do carnavalesco, Alex de Souza, exaltando o  espírito de aventura presente em tantos carnavais da escola. Este ano, 2.500 fantasias e um carro alegórico foram destruídos no incêndio de seu barracão. A aventura começou mais cedo…

O Salgueiro vai transformar a avenida na Sapucaí Produções Cinematográficas, estúdio que mostrará “O Rio no cinema”. O filme começa com uma caçada ao tesouro perdido da Atlântida que afundou na baía de Guanabara. O enredo de Renato Lage passará por imagens que fizeram a Cidade Maravilhosa famosa nas telas.

A Mocidade Independente de Padre Miguel,  mais uma vez sob a batuta do carnavalesco Cid Carvalho, evolui ano a ano, buscando novamente se posicionar entre as primeiras colocadas do grupo especial. Com o enredo “Parábola dos Divinos Semeadores” contará a história das festas populares que são realizadas para comemorar e reverenciar o calendário agrícola. Como vi passo a passo o desenvolvimento do barracão da escola, sou suspeita para avaliar seu potencial, mas posso afirmar que o trabalho artístico é  detalhista e de muito bom gosto. Agora, só falta descobrir como a comunidade responderá a chamada do samba enredo: “Tá todo mundo aí? Levanta a mão, quem é filho desse chão!”

Sai pra lá assombração! A Acadêmicos do Grande Rio, com “Y-Jurerê Mirim, a encantadora Ilha das Bruxas”, enredo desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, baseado num conto de Cascaes, falará de Florianópolis, Santa Catarina. A escola conta com a força das celebridades e da bateria de Mestre Ciça para incentivar a comunidade de Duque de Caxias a superar a perda total de fantasias e dos carros alegóricos que estavam no seu barracão da Cidade do Samba.

Comemorando os noventa anos da dramaturga e fundadora do Tablado, Maria Clara Machado, a Porto da Pedra  povoará a passarela com personagens que habitam a imaginação das crianças que assistiram peças como “A Bruxinha que era boa”, “Pluft, o Fantasminha”, “Maroquinhas Fru-fru”, “O Rapto das Cebolinhas”, “Tribobó City” e tantas outras, presentes no enredo O sonho sempre vem pra quem sonhar…”Paulo Meneses, seu carnavalesco, já realizou um lindo desfile na a União da Ilha, então no grupo de Acesso, em 2004, sobre a autora.

Com “Roberto Carlos: A simplicidade de um rei”, a Beija-Flor encerra o segundo dia de desfiles no sambódromo Darcy Ribeiro, a passarela do samba carioca. De Cachoeiro de Itapemirim à enseada da Urca a agremiação de Nilópolis contará a história do rei da MPB para voltar a brigar pelo titulo de campeã do carnaval carioca. A comissão de carnaval da escola teve que lidar com algumas exigências do astro, como não usar sua imagem na camisa oficial e trocar a palavra “magia” por “alegria” no samba. Este segundo pedido não pode ser atendido, pelo fato da composição de Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR. Beija-Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Netto, Mourão e Cleber do Sindicato já estar gravada no CD do Grupo Especial.

ILUSTRADO DOMINGO    JULHO 2009

Box: Segunda:    

União da Ilha Início 21:00
Salgueiro – Entre 22:05 e 22:22
Mocidade – Entre 23:10 e 23:44
Grande Rio – Entre 00:15 e 01:06
Porto da Pedra – Entre 01:20 e 02:28
Beija Flor – Entre 02:25 e 03:50

Apuração do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Quarta, 9 de março, às 15hs (horário de Brasília)

* Valéria del Cueto é jornalista, cineasta e gestora de carnaval.






Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


CarnevaleRio de Valéria del Cueto @delcueto