ILUSTRADO TER A A S BADO     NOVEMBRO  2009

O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro não vai ser igual àqueles que passaram. O incêndio dos barracões das escolas União da Ilha do Governador, Grande Rio e Portela, na Cidade do Samba, zona Portuária do Rio, na manhã de 7 de fevereiro provocou alterações no regulamento do Carnaval 2011.

As três escolas que perderam fantasias, alegorias e, no caso da Grande Rio, todos os seus carros alegóricos, não pontuarão e estão fora do desfile das Campeãs. Neste ano, nenhuma escola cairá para o Grupo de Acesso. Também houve alteração na ordem dos desfiles. De acordo com o sorteio da LIESA todas as agremiações prejudicadas desfilavam na segunda feira. Foi definida a inversão dos dias da Portela e da Mocidade, equilibrando melhor o espetáculo.

A São Clemente traz o enredo “O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza”. O tema é a cara da escola que promete brincar na avenida cantando a cidade e abrindo o carnaval na Sapucaí.

– Eu quero é sambar! “A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde” enredo que Max Lopes apresenta na escola de Ramos,  abordará a história da medicina e mostrará que o DNA do samba está nas veias do componentes da verde e branco de Ramos. Luísa Brunet já anunciou que ano que vem passa o posto de Rainha da Bateria. A julgar pela foto vai deixar saudades…

Uma “carta de navegação” que fala das rotas marítimas exalta os 100 anos do Porto do Rio de Janeiro. As cores da Portela combinam com o enredo “Rio, Azul da Cor do Mar”. Ela é uma das agremiações que sofreram sérios prejuízos com o incêndio na Cidade do Samba. A comunidade portelense não gostou muito de não pontuar, alegando que apenas 2 quesitos foram prejudicados.  

Pague para entrar e reze para sair! A quarta escola é a campeã do último carnaval e Paulo Barros, seu carnavalesco, promete no enredo  “Esta Noite Levarei sua Alma” arrastar, num filme pela avenida, novamente o grito de “é campeã”. A escola do Borel, das cores  azul pavão e  amarelo dourado, promete tirar novamente o fôlego da Sapucaí. Se o resto dos quesitos estiver tão afinado quanto o canto apresentado nos ensaios técnicos, ela vai dar trabalho!

Rosa Magalhães fala na Vila Isabel dos “Mitos e Histórias entrelaçados pelos fios de Cabelo”. A Vila  vem mordida novamente depois de ter sido prejudicada por problemas de som último desfile. De Sansão à Rapunzel, abusará das perucas e vem com um dos melhores sambas do ano que já avisa no primeiro verso: “Respeite a coroa em meu pavilhão”.

A Mangueira fecha o primeiro dia de desfiles falando de sua história em “O Filho fiel, Sempre Mangueira”, no caso, o compositor que queria flores em vida, Nelson Cavaquinho.

Dicas para internautas:

–  Rádios e sites, como a Tupi (http://www.tupi.am/),  transmitirão o desfile em tempo real (áudio e vídeo) com comentaristas especializados.

– No site da LIESA (http://liesa.globo.com/), na parte inferior, está o ABRE-ALAS, roteiro de tudo que as escolas apresentarão, entregue aos jurados e a imprensa. É o livreto da Ópera carnavalesca. Imperdível!

* Valéria del Cueto é jornalista, cineasta e gestora de carnaval.

Box: Domingo:
São Clemente -21:00
Imperatriz-  Entre 22:05 e 22:22
Portela – Entre 23:10 e 23:44
Unidos da Tijuca – Entre 00:15 e 01:06
Vila Isabel – Entre 01:20 e 02:28
Mangueira  – Entre 02:25 e 03:50

ILUSTRADO TER A A S BADO     NOVEMBRO  2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *